GT12 – Currículo

 

Coordenador: Antônio Carlos Rodrigues de Amorim (UNICAMP)

Vice-Coordenadora: Eurize Caldas Pessanha (UFMS)

Representantes no Comitê Científico: Inês Barbosa de Oliveira (UERJ); Alice Ribeiro Casimiro Lopes (UERJ)

 

Local: Sala de Carteado – Hotel Palace

 

Segunda-Feira – 08 de Outubro

 

Horário

Atividade

 

08:00 – 12:00

 

Apresentação de Trabalhos

 

Coordenadora: Nilda Guimarães Alves (UERJ)

 

Artefatos culturais usados por professores/as e alunos/as no cotidiano escolar como possibilidades de ressignificar o currículo

Sandra Kretli (UFES)

 

Hibridismos nas decorações de ambientes escolares

José Cosme Drumond (UEMG)

 

O Ciclo de Formação na cidade do Rio de Janeiro: entre a tradição e a transformação nas práticas pedagógicas

Elaine Constant Pereira de Souza (SME-RJ)

 

Apresentação de Trabalhos

 

Coordenadora: Regina Celi Oliveira da Cunha (UFRJ)

 

Situações de risco contribuem com a produção de conhecimento?

Vândiner Ribeiro (UFMG)

 

O currículo e sua dimensão cultural: o caso do gauchismo em comunidades de migrantes em Mato Grosso

Letícia Fonseca Richthofen Freitas (UFRGS)

 

 

12:00 – 14:00

 

 

Intervalo

 

14:00 – 17:00

 

Apresentação de Trabalhos

 

Coordenador: Jarbas Santos Vieira (UFPel)

 

Disputas curriculares, disputas identitárias – o processo político da produção curricular num curso de formação de professores

Rita de Cássia Prazeres Frangella (UERJ)

 

A reestrutura do currículo do curso de pedagogia/UERN/CAMEAM: trajetórias e debates

Débora Maria do Nascimento (UERN)

Maria Edgleuma de Andrade (UERN)

 

Apresentação de Traballhos

 

Coordenador: Nereide Saviani (UNISANTOS)

 

Currículo, Ensino de História e Narrativa

Carmen Teresa Gabriel Anhorn (UFRJ)

Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro (UFRJ)

 

Reforma dos mestres pela reforma do método: a presença do método de ensino intuitivo e do ideário republicano na reforma curricular da Escola Normal Catarinense (1911-1935)

Gladys Mary Teive Auras (UDESC)

 

 

17:00 – 18:00

Exposição dos Pôsteres

 

Intencionalidade e representações nas práticas discursivas da literatura infanto-juvenil na construção da identidade feminina

Sonia Regina Griffo Mattioda (UERJ)

 

A integração curricular na prática pedagógica dos docentes dos anos iniciais em uma escola organizada em ciclos de formação humana

Marilce da Costa Campos Rodrigues (Escola Municipal de Ensino Básico Darcy Ribeiro)

 

A “cultura ordinária” no enredamento das práticas curriculares e das subjetividades

Alexandra Garcia F. Lima (UERJ)

 

A posição da Educação Física na proposta curricular do 3º ciclo de formação humana das escolas municipais de Contagem-MG

Flavia Temponi Góes (UIT)

Cláudio Lúcio Mendes (UIT)

 

Redes de conhecimento e contextos cotidianos nos currículos de formação de professores

Alessandra da Costa Barbosa Nunes Caldas (UERJ)

 

Processo curricular: performatividade e formação docente no cotidiano

Patrícia Garcia Caselli Agostinho (UERJ)

 

Percursos e percalços do fazer pesquisa no campo do currículo: construção de um instrumento de análise de livros didáticos

Ana Paula Batalha Ramos (UFRJ)

Márcia Cristina de Souza Pugas (UFRJ)

 

Subjetividades juvenis: conectando currículo escolar e cibercultura

Shirlei Rezende Sales do Espírito Santo (UFMG)

Marlucy Alves Paraíso (UFMG)

 

 

18:00 – 20:00

 

 

Minicurso

 

Currículo e Pesquisa com o Cotidiano

Joanir Gomes de Azevedo (UFF)

Carlos Eduardo Ferraço (UFES)

 

 

20:00 – 22:00

 

 

Sessões Conversas

Reuniões de Intercâmbio Científico

Reuniões das Associações Científicas

 

 

Terça-Feira – 09 de Outubro

 

Horário

Atividade

 

08:00 – 12:00

 

Trabalhos Encomendados

 

Coordenador: Antônio Carlos Rodrigues de Amorim (UNICAMP)

 

Continuidades e Descontinuidades e Silêncios. Por uma Desterritorialização da Teoria Curricular

João Menelau Paraskeva (Universidade do Minho – Portugal)

 

Estudos curriculares: como lidamos com os conceitos de Moderno e Pós-moderno?

Alfredo Jose da Veiga-Neto (UFRGS/ULBRA)

Elizabeth Fernandes de Macedo (UERJ)

 

 

12:00 – 14:00

 

Intervalo

 

 

14:00 – 17:00

 

Sessões Especiais

 

 

17:00 – 18:00

 

Apresentação de Pôsteres

 

Intencionalidade e representações nas práticas discursivas da literatura infanto-juvenil na construção da identidade feminina

Sonia Regina Griffo Mattioda (UERJ)

 

A integração curricular na prática pedagógica dos docentes dos anos iniciais em uma escola organizada em ciclos de formação humana

Marilce da Costa Campos Rodrigues (Escola Municipal de Ensino Básico Darcy Ribeiro)

 

A “cultura ordinária” no enredamento das práticas curriculares e das subjetividades

Alexandra Garcia F. Lima (UERJ)

 

A posição da Educação Física na proposta curricular do 3º ciclo de formação humana das escolas municipais de Contagem-MG

Flavia Temponi Góes (UIT)

Cláudio Lúcio Mendes (UIT)

 

Redes de conhecimento e contextos cotidianos nos currículos de formação de professores

Alessandra da Costa Barbosa Nunes Caldas (UERJ)

 

Processo curricular: performatividade e formação docente no cotidiano

Patrícia Garcia Caselli Agostinho (UERJ)

 

Percursos e percalços do fazer pesquisa no campo do currículo: construção de um instrumento de análise de livros didáticos

Ana Paula Batalha Ramos (UFRJ)

Márcia Cristina de Souza Pugas (UFRJ)

 

Subjetividades juvenis: conectando currículo escolar e cibercultura

Shirlei Rezende Sales do Espírito Santo (UFMG)

Marlucy Alves Paraíso (UFMG)

 

 

18:00 – 20:00

 

 

Minicurso

 

Currículo e Pesquisa com o Cotidiano

Joanir Gomes de Azevedo (UFF)

Carlos Eduardo Ferraço (UFES)

 

 

20:00 – 22:00

 

 

Sessões Conversas

Reuniões de Intercâmbio Científico

Reuniões das Associações Científicas

 

 

Quarta-Feira – 10 de Outubro

 

Horário

Atividade

 

08:00-12:00

 

 

Apresentação de Trabalhos

 

Coordenadora: Fabiany de Cassia Tavares Silva (UFMS)

 

Currículo Único, transmissão de saberes universais e naturalização de saberes acadêmicos: “velhas” concepções nas políticas curriculares

Ana de Oliveira (CPII)

 

Ainda as “partes da árvore”: seleção, organização e distribuição do conhecimento na sala de aula nas séries iniciais do Ensino Fundamental

Geovana M. Lunardi (UDESC)

 

Da interdisciplinaridade hipotética de um currículo a um currículo interdisciplinar materializado

César Augusto Castro (UFMA)

 

Currículo e autopoiése: um espaço vivo de construção do conhecimento

Maria Zuleide da Costa Pereira (UFPB)

 

Discussão dos Pôsteres

 

Reunião de Avaliação do GT

 

 

12:00 – 14:00

 

Intervalo

 

 

14:00 – 17:00

 

 

Sessões Especiais

 

17:00 – 20:00

 

Assembléia Ordinária

 

 

20:00

 

 

Encerramento da Reunião Anual